Pós-Graduação em Gestão Municipal

Modalidade: Lato Sensu – Título de Especialista
Processo Seletivo: Análise de currículo e Histórico da Graduação
Período de Inscrição: Abertas
Matrícula:
Vagas: Mínimo: 35 – Máximo: 60
Carga horária do curso: 420 Presencial + 120 TCC
Duração do curso: 1 ano de aula presencial + 4 meses para monografia
Horário das Aulas:
Inscrição:
Matrícula:
Mensalidade:
Documentação: RG , CPF , Certidão de Nascimento;
                                 Certificado e Histórico da Graduação;
                                   Comprovante de Residência;
                                 Curriculum Vitae resumido.

Apresentação

No processo de interação da empresa com os diversos agentes, começa a surgir uma série de fenômenos econômicos sociais, políticos, tecnológicos, ecológicos e regulatórios, fazendo com que as necessidades da empresa na busca de sua eficiência transcendam os conceitos oferecidos pela Administração, Contabilidade e Economia. Dessa forma, este curso tornou-se necessário, para dar explicação e fornecer uma compreensão a esses fenômenos, a definição de Modelo Conceitual Teórico de um ou mais ramos de conhecimentos denominados Sistema de Gestão físico-financeira, econômico-social de caráter público municipal.

O gestor responsável pelo gerenciamento de um eficiente sistema de informação deve zelar pela continuidade da empresa, viabilizando sinergias existentes, mostrando resultados superiores aos que alcançariam se trabalhassem independentemente. Esse setor tem como tarefa ainda manter os demais executivos da empresa informados sobre os rumos que ela deve tomar, aonde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos.

Segundo Kanitz, esses gestores são inicialmente recrutados entre outros indivíduos das áreas de Administração, Contabilidade e Finanças das empresas, por possuírem, em função do cargo que ocupam, uma visão ampla da empresa que os habilita a enxergar as dificuldades como um todo e propor soluções gerais. Além disso, as informações que chegam a ele são predominantemente de natureza quantitativa, física, monetária, ou ambas.

Justificativa

Com o objetivo de formar um profissional consciente e envolvido com as questões sociais do seu tempo, ou seja, comprometido com o desenvolvimento sustentado da sociedade, capaz de pensar e agir na transformação organizacional, que a AESL/FACAL se propõe a empreender este curso, considerando também a existência de uma demanda significativa pelo público acadêmico local com a preferência por esta temática em uma região com a predominância de setores públicos nos seus mais diversos setores. Nessa meta é que esse profissionais sejam capazes de empreender mudanças que permitam as organizações manterem-se continuadamente atendendo a sua razão social de existir com níveis satisfatórios de desempenho.

Público Alvo

Destinado a profissionais da área de gestão pública municipal, secretários, diretores ou aqueles que ocupam cargos de chefia setorial das instituições públicas municipais.

Objetivo Geral

Formar profissionais de nível superior com uma forte base de ciências sociais aplicadas, capacitados a intervirem no processo político-sócio-econômico seja atuando à frente de organizações com ou sem fim lucrativo, em níveis decisórios desde estratégias ao operacional, além de possuir capacitação mínima para atuarem também, como empreendedores, “construtores organizacionais” consultores e pesquisadores em negócios e assuntos de Planejamento e Gestão Municipal.

Objetivos Específicos

  • Qualificar profissionais detentores de cargos e/ou funções públicas;
  • Capacitar profissionais no processo de elaboração de Planos, Projetos, Metas e prioridades públicas administrativas a partir da Unidade Produtiva Familiar;
  • Formar novos Gestores para as Administrações públicas.

Conteúdo em atualização.

Conteúdo em atualização.

Carga Horária
Carga horária total 
Disciplinas teóricas 
Disciplinas práticas 
Atividades complementares 
Reconhecimento
Portaria