JORNADA PEDAGÓGICA – FACAL

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO- FACAL

JORNADA PEDAGÓGICA – FACAL

 

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CENÁRIOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

 

15 a 18 de maio de 2018

 

 

REGULAMENTO

 

 

A Coordenação do Curso de Pedagogia da FACAL e a Coordenação de Pesquisa e Extensão tornam púbico o presente regulamento da Jornada Pedagógica – FACAL que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio de 2018 e tem por tema “Educação no Século XXI: cenários, desafios e perspectivas. O evento objetiva promover discussões acerca da conjuntura atual da Educação no Brasil, os desafios e as possibilidades inerentes ao processo educacional. Além disso, o evento busca ampliar a visibilidade das produções acadêmicas resultantes da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de autoria de estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos profissionais das diversas áreas e níveis educacionais. Assim, a Jornada Pedagógica proporcionará a socialização de experiências acadêmicas que promovem o diálogo entre academia e comunidade.

 

1.        INSCRIÇÕES

 

A inscrição na Jornada Pedagógica – FACAL será no período de 14 de março de 2018 até o dia 30 de abril de 2018. Para realizar sua inscrição, o participante    deve     preencher    o     formulário    disponível    através     do              link:< https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEk00x6etLP1y8DP- SAY3TKOqJUhvrgpuPhzVJccDZ76BLCA/viewform>.

A taxa de inscrição deve ser paga através de depósito bancário:

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0053

Operação: 006

Nº da Conta: 005-0

O quadro a seguir mostra o valor das inscrições para ouvintes e para autores.

Tipo de participação Período
Ouvinte Até 20/04/2018 De 21/04/2018 a 30/04/2018
R$ 25,00 R$ 35,00
Apresentação de Trabalho Até 20/04/2018
R$ 35,00

O comprovante de pagamento deve ser enviado para o seguinte e-mail: jornadapedagogicafacal@gmail.com. O nome completo e o CPF do participante devem estar escritos tanto no comprovante quanto na mensagem do e-mail. No campo Assunto do e-mail, deve ser digitado o seguinte texto: “Inscrição na Jornada Pedagógica – FACAL (nome completo do participante)”. As mensagens sem o comprovante anexado ou sem o nome e CPF do candidato serão desconsideradas e a inscrição não será confirmada. Após a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação.

 

1.        SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A submissão de trabalhos será via e-mail através do seguinte endereço: jornadapedagogicafacal@gmail.com até dia 20 de abril de 2018. Serão trabalhos que sejam resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência em duas modalidades: Resumo Expandido e Pôster.

Os trabalhos deverão estar formatados segundo seus respectivos modelos descritos nos itens 3.1 e 3.2 deste edital. No e-mail deve ser identificado o nome do(s) autor(es), CPF, modalidade do trabalho (Resumo Expandido ou Pôster) e eixo temático. No campo assunto, deve constar o seguinte texto: “Submissão de trabalho – Nome do autor principal”. Os trabalhos cujo(s) o(s) autor(es) não estiver(em) inscritos no ato do envio, serão reprovados.

  1. REGRAS PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  • Resumo Expandido

Os Resumos Expandidos deverão ser enviados em formato doc., contendo

de 03 (três) a 05 (Cinco) páginas, contando com as referências bibliográficas, no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,5. A

fonte deve ser Arial 12, espaçamento simples e parágrafo justificado. O Modelo do Resumo        Expandido      encontra-se  disponível                    para                 download        no                   site https://aeslpe.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Modelo-de-Resumo- Expandido..doc.

Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência. Cada trabalho deve ter no máximo 3 (três) autores, incluindo o orientador. Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontrarem fora da formatação indicada no Modelo do Resumo Expandido serão desconsiderados pela Comissão Científica.

 

 

3.2.    Pôster

O pôster deverá ser confeccionado por no máximo 3 autores, incluindo o orientador. O(s) autor(es) deve(m) enviar até a data prevista neste edital o resumo do trabalho que será apresentado no formato de Pôster, observando o Modelo de Resumo           para    Pôster,                        disponível                   no                     seguinte                        endereço:  < https://aeslpe.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Modelo-de-Resumo-para- P%C3%B4ster.doc>. A partir do resumo a Comissão Científica avaliará o trabalho  e deliberará o resultado que será tornado público ao(s) autor(es) através da carta de aceite que será enviada por e-mail. Somente após o recebimento da carta de aceite o(s) autor(es) deve(m) confeccionar o Pôster, seguindo rigorosamente o modelo disponível em: <https://aeslpe.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Modelo- do-P%C3%B4ster.pptx>.

O texto do Resumo para Pôster deve apresentar os seguintes elementos: Introdução: A seção introdução tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações

importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. Objetivo: O objetivo da investigação deve ser explicitado. Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo.

Procedimentos Metodológicos: deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese testada, explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de descrever um procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos publicados). Resultados e Discussão: deve fazer uma apresentação dos resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com os métodos, ou na ordem decrescente de importância. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível. Comentar suas interpretações, opiniões, e as implicações de suas descobertas, e fazer sugestões para futuras pesquisas. Explicar como seus resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento previamente publicado sobre o tópico. Conclusão: Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados. Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.

Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência. Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontrarem fora da formatação indicada no Modelo do Resumo para Pôster serão desconsiderados pela Comissão Científica.

O pôster deve ser confeccionado segundo as seguintes recomendações:

a) Dimensões 0,9 m x 1,2 m;

b) Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo enviado; nome(s) e instituições do(s) autor(es), Introdução; Objetivos; Procedimentos metodológicos, segundo o modelo disponibilizado para

C) O resumo do pôster deverá ser preparado em formato doc entre 6.000 e 9.000 caracteres incluindo os espaços, título e o(s) nome(s) do(s)autor(es), instituição e referências.

O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.

4.      APRESENTAÇÃO ORAL

 

As apresentações orais estão restritas aos trabalhos na modalidade Resumo Expandido e acontecerão na sede da instituição, localizada na Av. Jerônimo Heráclio, Nº 81, Limoeiro – PE. Na ocasião, o(s) autor(es) deve(m) chegar com antecedência para localizar a sala de apresentação e verificar o funcionamento do equipamento. A instituição disponibilizará Data Show, contudo o notebook fica por conta do(s) autor(es). Os slides para a apresentação devem ser construídos segundo o modelo disponível em: <https://aeslpe.com.br/wp- content/uploads/2018/03/Modelo-da-Apresenta%C3%A7%C3%A3o-Oral.pptx>.

A apresentação deve contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências. As apresentações terão duração de 15 minutos.

 

5.        LOCAL, DATA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO

 

Esses dados serão informados na Carta de Aceite que será envidada ao(s) autor(es). Para cada trabalho estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação se for pôster, identificado com o número do pôster que será divulgado na programação e o número da sala para a apresentação oral. Na data e horário programado, o autor deverá levar o pôster já pronto e colocá-lo em seu espaço sinalizado. Serão avaliados critérios como objetividade, relevância do tema, desempenho discente, originalidade, domínio do conteúdo, entre outros. Ao final do evento os melhores trabalhos serão premiados na cerimônia de encerramento.

6. EIXOS TEMÁTICOS

N. EIXOS
1 Formação Inicial e Continuada
2 Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar
3 Educação Inclusiva e Especial
4 Alfabetização e Letramento
5 Ética, Sociedade e Direitos humanos
 

6

Educação do Campo, Educação Popular Indígena e

Quilombola

7 Gênero e Diversidade
8 Educação Infantil
9 Educação e Tecnologia
10 Educação Ambiental

7.   DATA DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

 

A Jornada Pedagógica, contará com a palestra de abertura no dia 15 de maio, às 19 horas no Auditório da Faculdade. O credenciamento acontecerá na sede da instituição a partir das 18 horas. As atividades da Jornada Pedagógica, serão encerradas às 22 horas do dia 18 de maio e transcorrerão segundo o cronograma adiante.

 

 

 

Inscrição

14 de março a 30 de abril de 2018 Através do link constante no item 1.1 deste edital
Envio de Resumos Expandido e Resumo para Pôster. 14 de março a 20 de abril de 2018. Através do e-mail constante no item 1.1 deste edital.
Divulgação da Programação de apresentações orais e de Pôsteres. 25 de abril de 2018 https://aeslpe.com.br/jornada

-pedagogica-facal/

Credenciamento 15 de maio de 2018 Sede da instituição
15 de maio de 2018 Palestra    às    19    horas   no auditório da FACAL
Cerimônia de abertura
Cerimônia de encerramento e premiação dos melhores trabalhos. Palestra às 19 horas no auditório do prédio central da FACAL.
18 de maio de

2018

7.        CERTIFICADOS

 

Os candidatos inscritos receberão um certificado de participação, equivalente a 20 horas, através do e-mail cadastrado no ato da inscrição. Os participantes devem assinar todas as atas de frequência, tendo em vista que o certificado de participação será recebido apenas pelos participantes que constarem frequência mínima de 75%.

Os participantes com apresentação de trabalho (Resumo Expandido ou Pôster), além do certificado de participação, receberão também o certificado de apresentação e de publicação nos anais do evento.

 

8.        ORGANIZAÇÃO

 

  • Comissão cientifica

 

Prof. Dr. Adalberto Telles Marques – FACAL Prof. Dr. Ivanildo Mangueira, da Silva – AEB/FBJ

Prof. Dr. Ivaldir Honório de Farias Júnior – UFPE/CESAR Profa. Dra. Lindalva Gouveia Nascimento – UFPB

Profa. Dra. Luciana Gama – UNESA/ESTACIO Prof. Dr. Jose Carlos Leandro – FACAL

Profa. Ma. Conceição Maria Marinho Santos – FACAL/FACET Profa. Ma. Erica Moema de Lucena Guedes Rodrigues – FACAL Prof. Me. Josias Pedro da Silva – FACAL

Profa. Ma. Josineide Maria de Carvalho – FACAL Profa. Ma. Leila Mesquita – UPE

Profa. Ma. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL/FBJ Prof. Me. Wallace de Melo Gonçalves Barbosa – FACAL

. Comissão Organizadora:

Profa. Esp. Maria de Fatima Ramos de Queiroz – FACAL

Profa. Esp. Flávia Andrea Ferreira Reis – FACAL

Profa. Esp. Ana Maria Souza de Azevedo – FACAL

Profa. Ma. Conceição Maria Marinho Santos – FACAL

Profa. Esp. Daniella Michelyne Arruda de Sousa – FACAL

Prof. Me. Josias Pedro da Silva – FACAL

Prof. Esp. José Mawisom Candido de Lima – FACAL

Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

Andreza Pestana de Oliveira – FACAL

 

Limoeiro, 14 de março de 2018.