História

A Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro pessoa jurídica de direito público da administração indireta, é entidade dotada de autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade do Limoeiro, Estado de Pernambuco.

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) é uma instituição de Ensino Superior, localizada no município de Limoeiro, estado de Pernambuco, distando 65 Km (sessenta e cinco quilômetros) da capital, Recife.

A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro  (FACAL) e a Faculdade de Ciências Jurídicas de Limoeiro  (FACJUL – criada pela Lei Municipal nº 092/2015) é mantida pela Autarquia de Ensino Superior do Limoeiro (AESL), entidade de direito público criada pela Lei Municipal n.º 1004 e datada de 13 de dezembro de 1973.

Seu curso de Administração foi autorizado pelo Parecer n.º 65/76 do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, em 1976, e pelo Decreto Federal n.º 83.642, de 17 de maio de 1979, tendo sido reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 024, de 08 de janeiro de 1982, a qual foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro do mesmo ano.

A FACAL iniciou o seu curso de Administração com cerca de 60 alunos, em 1976, e tinha sua sede localizada na Escola Regina Coeli, importante instituição de ensino da região, localizada na Avenida Severino Pinheiro. Funcionava no período noturno, no horário das 19h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Em 1982, foi iniciada a construção da sua sede própria, na Avenida Jerônimo Heráclio, havendo toda a administração sido transferida para a mesma no ano seguinte. Nos anos posteriores a faculdade continuou a receber alunos através do Concurso Vestibular, o qual aprovava 60 (sessenta) candidatos.

No início do século XXI, a faculdade entrou numa fase de modernização, com a transformação das antigas salas de aula em salas modernas e climatizadas e com a instalação de um laboratório de informática, sendo este referência na região, além da criação do seu endereço virtual – www.facal.edu.br – e de sistemas que deram um maior conforto ao seu alunado.

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Limoeiro (FACJUL) foi criada pela Lei Municipal Nº 092/2015   oferecendo curso de Bacharelado em Direito autorizado pelo parecer CEE/PE Nº 85/2015-CES.

Atualmente

A estrutura organizacional da FACAL/FACJUL compreende: Conselho Superior(CONSU); Conselho de Ensino, pesquisa e Extensão(CEPE); Diretoria Pedagógica; Coordenadoria de Cursos. O corpo docente da FACAL/FACJUL é composto por professores doutores, mestres e especialistas. A sua administração financeira é de competência da Autarquia de Ensino Superior do Limoeiro, órgão ligado diretamente à Prefeitura Municipal, composta por Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho de Ética e Disciplina e Gestão Executiva.

A faculdade funciona em dois turnos de segunda a sexta-feira das 08h às 13 e das 19h às 22h e aos sábados das 13h às 17h apenas o setor acadêmico.

A instituição se mantém com recursos próprios, os quais são provenientes das mensalidades acadêmicas dos alunos.